Curso de Corel Draw Online por R$30,00. Clique aqui para se matricular!.


Pin It

Fotos 3D, ESQUEÇA os óculos


Se você pensa que as imagens em 3D foram inventadas recentemente por meio de ferramentas super avançadas, saiba que está enganado. Os primeiros registros de experimentos com fotos em três dimensões surgiram em 1840. A tática utilizada pelo inventor era a seguinte: fotografar o mesmo objeto com duas câmeras simultaneamente, e visualizá-las bem de perto com uma espécie de binóculo especial. O binóculo faz com que cada olho enxergue apenas uma imagem, e o resultado é essa sensação de profundidade. Essa técnica é chamada de “estereoscopia”.


Com o uso do computador ela ganhou movimento e um formato mais convincente. Os binóculos de antigamente foram aposentados e agora um GIF animado contendo as duas imagens sobrepostas consegue enganar o cérebro facilmente. Esse processo é a ilusão de uma imagem 3D a partir de um par de fotos em duas dimensões.
Este site AQUI, por exemplo, reúne diversas fotografias antigas do Japão que foram transformadas em 3D. Apesar de simples, o efeito realmente dá a sensação de profundidade nas imagens. E há muitos outros exemplos publicados em diversos sites pela web.

A foto do menino brincando no balanço (AQUI) é uma das mais bem feitas que encontramos. Outra imagem que chama a atenção pelo grau de realismo é esta AQUI: o movimento de estereoscopia dá a impressão de que a água da piscina realmente está espirrando para os lados.


 

Postagens Populares