Curso de Corel Draw Online por R$30,00. Clique aqui para se matricular!.


Pin It

As cores na Publicidade: Como ela nos influência?

Estamos cercados pelas cores

 A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação. Sua presença pode ser um ingrediente chave no desenvolvimento da marca, e sua ausência uma desvantagem.

Quando a cor ocupa um espaço adequado, com o destaque necessário, ela pode ser utilizada a favor da informação e da comunicação, pois adquire força para propagar toda simbologia.


Não é certo fixar um determinado significado a uma cor, pois ele varia de acordo com a cultura e o simbolismo dado pela sociedade.

As cores também tem um enorme significado nos logotipos. Uma ou mais cores de tons variados podem passar a ser mais importante até que a próprio símbolo/logotipo.


"A cor é uma das ferramentas mais importantes na comunicação"

Vermelho: Aumenta a atenção, é estimulante e motivador. Indicado para anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos de ginástica.

Laranja: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.

Amarelo:
Visível a distância é estimulante. Cor imprecisa pode produzir vacilação no indivíduo e despertar parte de sua atenção. Combinado com o preto tem maior visibilidade. Aplicações em anúncios que indiquem luz. É desaconselhável seu uso em aplicações muito extensas.

Verde:
Estimulante, mas pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicados para anúncios que caracterizem o frio, azeites, verduras e semelhantes.

Azul:
Possuí grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e se sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.

Violeta: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitaria.

Embora não seja a mesma coisa, alguns princípios também são aplicados na publicidade online e no web design. Uma boa combinação de cores pode captar a atenção de seus visitantes. Veja um estudo (feito em 2010) mostrando as cores mais utilizadas na Internet:



(Clique na imagem para ampliar)
  cores mais usadas na internet
Conhecemos muito mais sentimentos que cores. Por isso, cada cor
pode produzir muitos efeitos distintos, até mesmo contraditórios. Uma
mesma cor atua em cada ocasião de maneira diferente. O mesmo vermelho pode parecer erótico ou brutal, inoportuno ou nobre. Um mesmo verde pode parecer saudável, ou venenoso, ou tranquilizante.
Um amarelo, radiante ou irritante. A que se devem esses efeitos tão particulares? Nenhuma cor aprece isolada; cada cor está rodeada de outras cores. Em um efeito, intervêm várias cores – um acorde de cores.
O vermelho com o amarelo e o laranja produz um efeito diferente ao
do vermelho combinado com o preto ou com o violeta; o efeito do
verde com o preto não é o mesmo que o verde com o azul. O acorde
cromático determina o efeito da cor principal (HELLER, 2007).  
Artigos complementares a este que tratam sobre publicidade:
Criar uma paleta de cores não é tarefa fácil, é necessário pesquisa e noções sobre cor. Não pode faltar a previsão do impacto que pode causar a cor e a forma. Tudo para alcançar o objetivo de todo profissional: criar produtos reconhecível logo de imediato. 

Até mais!


     

    Postagens Populares